segunda-feira, 2 de maio de 2016

Tchau Toronto: Carta aberta de um liso viajante - Dia 29 #parte2



ATENÇÃO: Diferente dos outros artigos, esse tem um toque meio filosófico. É uma carta, fica aberta á quem interessar.

      Que dia estranho, ao contrário do que muitos poderiam dizer, aqueles 29 dias passaram bem devagar, é como aquele copo de chocolate quente que fazemos questão de apreciar lentamente. Essa sensação têm um motivo, poucas vezes na vida me permitir VIVER intensamente cada dia, viajei com a ideia de aproveitar de verdade cada momento, como se todo dia fosse meu ultimo dia e sendo assim não poderia deixar as oportunidades, curiosidades e vontades adormecerem e esperarem o dia seguinte.

As vezes entramos na corrida dos ratos como diria Robert Kiyosaki autor do livro Pai Rico Pai Pobre, sem perceber, acordando sempre as 05:30 da manhã, correndo para o trabalho, cursinho ou universidade, fazemos as mesmas atividades, da mesma forma e depois voltamos para nosso lar sempre pelo mesmo lugar, mas sem perceber como as coisas acontecem, perdendo o senso de detalhes e das coisas simples, que podem ser belas. Viajar trás vantagens como essa, te retirar do comodismo, da mediocridade, de estar apenas sobrevivendo.

Definitivamente, essa viagem me marcou, na verdade ela representa resultados sob aquilo que prego, é o "Walk the talk" (Ser o que se prega ser), realizar algo, co-criar, é tornar algo tão intangível real. No início da minha graduação eu já desejava ter esse tipo de experiência, 2011 criei um grupo com alguns amigos para juntarmos mais informações de como funcionava os processos de intercâmbio, mochilão e afins, sim pois até então eu nunca tinha viajado se quer de avião. 2011! E com muito esforço, passei 12 meses planejando e estruturando financeiramente esse sonho e assim como um empresário que esta iniciando seu novo negócio, eu tinha minhas dúvidas e incertezas, nós somos capazes de alcançarmos sim os nossos sonhos e o desejo é o primeiro passo! Em seguida vem a atitude, mas uma fase que exige muita inteligência e controle emocional é a fase da sustentação, para sustentar e quebrar qualquer recaída, criei esse blog que você conheceu (talvez agora) como uma ferramenta de motivação, comecei a escrever aqui antes de saber se meu visto seria liberado, e confesso, foram tempos de ansiedades intensas! É como esperar um listão de vestibular ou concurso e a sensação de ter o visto liberado é algo incrível! Foram um dos dias mais felizes que antecederam a viagem (Quando fui buscar o passaporte também, parecia um menino com um brinquedo novo).

Não aceito me passar por excluído e sem oportunidades por causa de uma classe social, cor ou qualquer categoria cujo me coloque abaixo de alguém, mas eu sei como foi importante mesmo diante das barreiras (que foram vencidas) viver em um local longe de familiares, amigos, em uma cultura diferente com outra língua, muito mais do que um curso de idiomas, quebrei fronteiras internas e externas de onde eu posso chegar! E sei que só depende de mim. Então, se eu, na minha humilde posição de aprendiz dessa vida, puder lhe deixar um aprendizado sobre toda essa minha experiência, é a seguinte frase; 

 "Seus sonhos podem ser realizados, todos eles, desde que assumas a responsabilidade plena sob sua vida."


Agradeço à todos que disponibilizaram seu tempo lendo os artigos deste blog, pois o criei com o objetivo de compartilhar tudo que passei e considerei válido expor, se um desses artigos servir como inspiração para alguém, terei cumprido minha missão, pois acredito na força do compartilhamento e que o conhecimento não pode ser um tesouro guardado a sete chaves.


P.S. Isso não é um adeus, continuarei compartilhando conteúdos interessantes! Se tiver algum assunto, crítica, sugestão, feedbacks ou apenas bater um papo e marcar um café, estou a disposição, acredite!

domingo, 24 de abril de 2016

Bukerfest - O ultimo dia do liso em Toronto - Dia 29 #parte1





       Um sábado de despedida, meu ultimo dia em Toronto, aproveitei com poucos amigos, acordei cedo, fechei a mala e logo sai para passar em alguns locais para me despedir, CN TOWER por exemplo. Depois encontrei uns amigos na Dundas square onde estava acontecendo o Bukerfest desde meados da semana (São três dias de evento), mas que não tive tempo para ir.



Bukerfest é uma festividade na rua, acontece no coração da cidade e as ruas são fechadas para os carros, é o maior e ultimo evento do verão em Toronto que tem como objetivo ajudar uma organização que ajuda pessoas com Epilepsia a Epilepsy Toronto. Há diversos artistas se apresentando, shows de rock, muita comida no estilo food truck, pequenos parques de diversões montados e muita gente apreciando as festividades. As atrações são gratuitas, mas os artistas pediam Tips - gorjetas pelas apresentações e as pessoas eram livres para colaborar com cada trabalho da forma que pudesse. O Bukerfest começou em 1999 e acontece todos os anos.


Provei algumas comidas e bebidas que não tinha provado, inclusive um doce chamado funcake; um tipo de bolo frito com morangos, açúcar e chantili, não sou muito bom descrevendo comida (sou melhor degustando), mas é uma delícia embora doce, a textura frita equilibrava.


Eram tantas atrações que só fomos para a estação por volta das 23 horas, detalhe, eu iria para o aeroporto junto com minha host mother às 2 horas da manhã! Ainda comprei meu último copo de café e a viagem de metrô até em casa ficou com aquele ar de despedida, mas que não queria que realmente acabasse, passaria alguns meses facilmente a mais. Essa parte é realmente de apertar o coração, todo mundo dizendo para você ficar e é o que você quer, mas há pessoas te esperando que você ama em casa e também existe umas coisas chamadas dinheiro e trabalho rsrsrs.

Minha host mother também estava a viajar, isso foi bom! Caso contrário eu teria que pegar um táxi e gastaria mais uns dólares. Então nossa despedida foi ali, no final da minha estadia em Toronto.

Obrigado por ler meus artigos, espero que consigas extrair no mínimo inspiração para correr atrás de seus sonhos!

domingo, 27 de março de 2016

Pubs em Toronto - Dia 28




O assunto agora são as Pubs em Toronto, refletindo aqui...não conheci praticamente nada! Vou deixando claro, mas vou comentar abaixo um pouco de três bem conhecidas entres os intercambistas;


Madison Pub



         Localizada na Madison avenue, quem olha por fora não imagina que ali seja um pub, muito menos como é grande por dentro! Dentre os que conheci, esse lugar é o mais incrível, pois têm diversos espaços, há um pianista alegrando a galera, se você subir as escadas vai encontrar um ambiente a céu aberto com o bar localizado no centro, descendo outra escada você vai bater num ambiente ao som de um rock roll e uma galera jogando sinuca, há uma pista de dança meio que escondida com música eletrônica, fora o térreo que é mais comportado! O lugar agrada e muito. Toda quinta tem promoção de cerveja!




Crocodille


Esse pub customizado também é muito frequentado pelos intercambistas principalmente nas sextas-feiras, dia de promoção de cerveja a $2,5 can (novidade estudantes correrem atrás de promoção e bebida barata), apesar de ser pequeno, o lugar é aconchegante, é aquele lugar ideal para um happy hour com os amigos, depois das 22h o lugar se transforma em uma balada.


Mana bar and Lounge



Esse é especial para quem sentir saudade de casa, pois toda quinta-feira eles oferecem feijoada grátis! Isso mesmo, você só paga a bebida e pode consumir uma feijoada bem tradicional. O lugar toca muita música latina, rola um pagode em programações especiais. Os brasileiros que moram ou estão passando uma bela temporada em Toronto agradecem.

Citei três e foi como a ponta de um iceberg, pois a variedade de pubs, casas de shows e boates são inúmeras, não falta opção para quem curte sair a noite (Lembrando que a noite começa a tarde, quem vem acompanhando meus artigos vai entender)!

E como eu estava na minha última semana, a despedida aconteceu em duas partes, quinta no Madison e na sexta foi no Crocodile, essa era a despedida, última noite livre e foi muito massa! Há muitos bares e boates com preços bem variados, mas meus amigos eram meios curtos da grana assim como eu, então... Mas ambos são pubs obrigatórios #enjoy!

domingo, 13 de março de 2016

Chinatown ; O lugar para comprar os souvenirs - Dia 27



É caros leitores, o fim de qualquer viagem nos faz querer levar junto pra casa o lugar cujo passamos horas, dias, meses e talvez anos --Na verdade, o espaço temporal realmente não importa! Pois vai ser inesquecível e vai lhe acompanhar em boas lembranças para o resto de sua vida--. Como isso não é possível, nos resta comprar souvenirs, as tradicionais lembrancinhas para os familiares e amigos.

Talvez exista um lugar ainda mais interessante para se comprar lembrancinhas em Toronto, mas te garanto que você terá uma variedade enorme com os mais diversos preços e qualidade, de chaveiros até roupas, a Chinatown é o lugar certo para um liso viajante rsrsrs, chaveiros que custam $1 dólar can já resumem o que quero dizer.


A Chinatown fica localizada no coração de Toronto, em uma boa parte da Spadina avenue e um pedaço da Dundas avenue, o Kensington Market fica nas proximidades (Eu encontrei o Kensington quase que sem querer, pois sabia que o acesso era pela Spadina), se você colocar no Google maps ele vai indicar apenas a Spadina avenue, mas você já começa a ver algumas lojas, mercados e restaurantes na Dundas, nas proximidades da seta indicada na imagem abaixo;

A Chinatown se estende pela Spadina e um pedaço da Dundas 


Este é o bairro chinês de Toronto e você até se sente inserido na cultura deles, uma China dentro da cidade, acho isso fantástico!


Eu andei uns dois dias para comprar todos os presentes, descobri um shopping por acidente também dentro da Chinatown que na verdade é um tipo de "galeria" só que enorme! Se quiser provar a culinária, um chá ou doces desta cultura este é o lugar certo.

Negociar com eles é difícil, são bem diretos na negociação (pelo menos essa foi minha experiência).

Esse é 27º dia da viagem, para cada dia, um artigo, se você não deu uma sacada nos anteriores, deixo aqui meu convite!

Ressalto que estou a disposição para bater um papo e trocar experiências ;)

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Kensington Market - Dia 26




         Esse lugar tem um estilo ímpar, sem igual, sabe aquele lugar que você sente a cultura dele no ar?  O Kensington é um bairro e fica próximo a Chinatown na Spadine avenue, lá você encontra diversos tipos de lojas, bazares, restaurantes, cafeterias e lanchonetes, há muita loja de roupas e o mais curioso são a quantidade de lojas que revendem roupas usadas, você consegue encontrar roupas dos anos 80! 


Por sinal, casacos bem conservados e que podem ser uma boa opção para quem só vai usar os casacos em Toronto mesmo para sobreviver ao inverno -- The winter is coming --

Bicicletário 

Então, para quem curte arte de rua e lugares ecléticos pode gostar bastante desse bairro! Vai lá, toma um café ou só dá uma caminhada.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

St. Lawrence Market, o mercado público - Dia 25





      St. Lawrence Market é um lugar que com certeza representa o que Toronto é, multicultural! Neste que é o maior mercado de Toronto, você encontra uma variedade enorme de tipos de grãos, queijos, carnes, frutos do mar, sanduíches e outros ingredientes dos mais variados lugares do mundo. 


Fui junto do grupo da escola, pós aula, John nosso professor e guia turístico sabe bem exercer sua função hahaha, ele sempre nos levava pelo caminho mais longo para mostrar algum prédio ou rua histórica da cidade, pois o mercado fica localizado na Old Toronto. No St. Lawrence Market provei um sanduíche de carne suína cujo o nome não me atentei para anotar, mas se assemelha a um lombo, maciço e sem aquela parte com gordura sabe (Foi a melhor comparação, não joguem pedras por favor) ? Uma delícia e fácil fácil de achar. Lá, vi mais variedade de arroz do que poderia imaginar em toda minha vida, com vários tamanhos, cores e formatos, o mais caro era um cultivado em terras canadenses de cor preta e bem longo que era colhido cuidadosamente a mão. Também conheci vários tipos de grãos de café, o velho grão torrado brasileiro estava por lá marcando presença!

Famoso sanduíche com carne suína

Aconselho ir sem pressa, caminhar e experimentar mais coisas (Só provei o sanduíche mesmo).

Onde fica? Endereço: 92-95 Front Street East, Toronto, ON M5E 1C3, Canadá

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Steam Whistle Brewing, A fábrica de cerveja - Dia 24



Assim como o carnaval e o futebol representam o nosso Brasil como algo "clichê" para os estrangeiros, o Canadá possui algumas características peculiares, uma delas é que os canadenses gostam de beber bastante! 
Canadian love beer
Para quem bebe, há diversos tipos de cervejas, existe até cerveja de café! É comum as pessoas se reunirem ainda durante a tarde nos bares e restaurantes, --Diferente daqui onde marcamos as 21 horas e a galera só chega por volta das 23h!-- Em Toronto os bares não vão até o dia amanhecer, geralmente vão até as duas da madrugada (É bom ficar ligado no horário do metrô também, pois só funcionam até as 2 horas da manhã, não esqueçam da pontualidade!), esse é o motivo de começarem os "trabalhos" tão cedo. Embora que no verão os dias sejam longos, a parte interna dos bares oferece um ambiente mais escuro como se fosse noite e são super aconchegantes e estilosos!.

Outro fato interessante (e que garante a segurança e o bem estar dentro dos bares) é que se você estiver muito embriagado ou com fortes tendências os seguranças te "convidam" para sair e os garçons não liberam mais bebida para você, isso porque o estabelecimento é responsável caso algo aconteça. 
 
 Dia 24, uma segunda-feira após a aula, fomos cumprir o calendário turístico da escola que nos levaria até uma fábrica de cerveja bem no coração de Toronto, a Steam Whistle Brewing.




A fábrica fica localizada bem proximo da CN Tower, ao lado da antiga estão de trem, que atualmente está desativada e virou um tipo de "Museu de trens" com direito a andar num pequeno trilho.


A Steam factory é pequena e bem otimizada, você pode ir sozinho diretamente lá e pagar $5 dólares can, isso te dá direito de consumir cervejas ilimitado --Calma ai que não é open bar kkk-- E no final da visita técnica você pode ganhar um abridor ou um copo.

Entrada
Fábrica otimizada

Para quem curte cervejas é super bacana o passeio! Ah e por favor, não se limite a tomar Canadian só pra dizer que esta tomando a cerveja do Canadá.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Outlets em Toronto: Vaughn Mills - Dia 23



      Não existe esse que viaje e não compre algo (se for um brasileiro rsrsrs), enquanto eu me organizava para viajar, li alguns sites cujo os autores são brasileiros que moram no Canadá (já mencionei isso antes) e Outlets é um tema quase obrigatório! Em Toronto têm alguns, mas já adianto que há quem discorde das "promoções e preços baixos" deles. Abaixo vou listar o que ouvir falar e marcarei qual deles eu fui;


TORONTO PREMIUM OUTLETS: Um dos mais novos, se não o for o mais novo outlet, foi inaugurado em agosto de 2013, neste você encontra algumas lojas com preço de fábrica exclusivas, para mais detalhes sobre quais lojas você encontra por lá, acesse:  http://www.premiumoutlets.ca/

Como chegar? Pegar um ônibus fretado na Union Station (King Tours), custo por volta de $ 30 can.

VAUGHN MILLS: Esse foi o único que realmente conheci, porque minha viagem não tinha como objetivo fim fazer compras! Mas reservei um domingo para ir junto a um amigo neste que é considerado o maior Outlet de  Toronto. Não encontrei tantas "promoções", mas procurando bem dá para encontrar vantagens. O segredo é sempre visitar o site com antecedência pois são muitas lojas e o tempo passa rápido. Site: http://www.vaughanmills.com/ 

Como chegar? Durante o verão, há um ônibus que sai da Union Station em dois horários no domingo, 10 am e 13pm, com hora marcada para voltar; 16pm e 18pm respectivamente, mas atenção! Você precisa voltar no seu ônibus, ou seja, pegou o que sai da Union Station às 10 horas, você precisa voltar às 16h. 

DIXIE OUTLET MALL: Este fica próximo da cidade e fica a caminho de Niagara Falls, mas a praticidade também trás pouca diversidade, pelas opiniões de amigos, não era é o melhor entre os outlets, não posso formar meu ponto de vista a respeito. Site:

Como chegar? Ir até a Kipling station e pegar o ônibus de número 123C Shorncliffe e descer no East Mall Farside, caminhar até o Dixie Outlet.


Bem, esses são os três mais "famosos", há outros, porém menores ou locais cujo os preços não são muito atraentes. No geral, fazer compras nos EUA é mais vantagem, algumas coisas como celulares, um celular da apple por exemplo, sairia a um preço relativamente alto que não compensava comprar a vista, mas claro, se você tiver dinheiro sobrando e fazer os cálculos direitinho, terá ótimas vantagens!

Não comprem por impulso, e essa dica serve para nosso dia-a-dia aqui no Brasil também. 

domingo, 31 de janeiro de 2016

CNE Canadian Nacional Exhibition - Dia 22


CNE Ex 2015 ago

        Existe um programa da rede record chamado "O mundo pelos brasileiros" Eu sempre gostei de assisti-lo, mas depois de começar a planejar minha viagem para Toronto, percebi que nunca tinha assistido um episódio a respeito, no tempo, teve um para Vancouver, então busquei no Youtube e encontrei não apenas ele, mas vários videos bacanas de brasileiros por essa cidade! O da record em especial me chamou mais atenção, pois aconteceu em Agosto de 20...., o mesmo mês da minha viagem! Portanto anotei alguns lugares e deu para imaginar o clima neste período por lá! Já me sentia por lá!

Variedade culinária para agradar todos os paladares.


Um desses locais, era o Canadian Nacional Exhibition, um evento que acontece no verão, mais precisamente no mês de Agosto com duração de x dias! Neste , há várias apresentações free, shows, aviões de fumaça e muitos rides, um verdadeiro parque de diversões apenas com atrações radicais (outras nem tanto assim) mas que fez alguns amigos gritarem  ou nem aceitar o desafio! Além de diversas atrações e atividades para se fazer por lá, há muita diversidade gastronômica! Pratos de diversos países para satisfazer todos os gostos.


CNE é um evento que integra todos

Se um dia você for, recomendo experimentar os churrascos com emblemas de times de basquetebol e no mínimo andar nesta atração (foto acima) que te oferece uma visão completa de todo o evento além da CN tower. Para mais informações a respeito: http://www.seetorontonow.com/annual-events/canadian-national-exhibition/ .

domingo, 24 de janeiro de 2016

Sail in Cinema, um cinema na praia! - Dia 21

Sail in cinema


        Certamente eu já falei que em Toronto há muitos eventos free, uma dica para se programar e não perder aqueles que lhe convém é ler o jornal diariamente (que a propósito, também é grátis e já é um exercício diário de leitura) e acompanhar os eventos por este site: http://www.toronto.com/things-to-do/ .

Sugar beach

 Sail in cinema é um cinema literalmente na praia! A telona fica dentro d´água e as cadeiras improvisadas (feitas de papelão patrocinadas pela Toyota) ficara na área. Confesso que a ideia foi bem diferente, pelo menos para mim. O professor de atividades extras da escola tinha colocado esse evento no calendário mensal, além de ter lido no jornal na semana do ocorrido. Pois bem, o Sail in cinema aconteceu na Sugar beach uma praia próximo ao Habourfront Centre, chegamos bem cedo para garantir um bom lugar na frente com direito a pipoca e picolé grátis hahaha. O filme não foi lá nenhuma novidade, acho que para ninguém que estava ali; Ghostbuster (Os caças fantasmas)! Mas isso garantiu uma animação incrível por parte dos telespectadores, animação essa de levar todos a cantarem a música do filme hahaha.


Go Ghostbuster!




sábado, 16 de janeiro de 2016

CN TOWER , CN TOWER everwhere - Dia 20

CN TOWER - A torre têm 1776 degraus

       Com vinte longos dias bem aproveitados em Toronto, finalmente subi na CN TOWER, este, que é cartão postal da cidade junto ao ROGER CENTRE. A torre que tem seus 553,33 metros é um dos pontos turísticos mais procurados em Toronto  e a segunda maior torre do mundo! --Uma observação, no meu segundo dia, aquele que sai sozinho (Dia 2) eu passei por lá, na prefeitura, na Dundas square, bati alguns lugares que estava super curioso--.

A CN TOWER foi construída em 1973 e você acompanha a história da construção por fotos nas paredes internas! Assim como algumas curiosidades, estrutura de ferro e layout. Para chegar lá, é utilizado um elevador que com 1 minuto sobe os 346 metros até o principal observatório! Seu ouvido têm grandes chances de "apitar" comparado a um vôo de avião em determinada altura. Há ainda um outro observatório chamado "Skypod" a 447 metros (mais há outro preço para isso --Ou seja, fui um liso satisfeito subindo os 346 metros que você pode subir até 351 metros haha--).


Vista a partir do observatório da CN TOWER


RESTAURANTE, PISO DE VIDRO E EXPERIÊNCIA EDGE

       Não é só pela curiosidade em ter uma bela vista de Toronto e outros locais de perder de vista que as pessoas sobem na CN TOWER, há um restaurante que roda em 360º, inclusive, se você preferir jantar, almoço ou afins por lá, você não paga para subir (Desde que consuma um valor mínimo que não sei informar, mas é fácil descobrir na bilheteria). Há mais dois locais (Com um preço mais barato caso queira comer lá).

Você pode ter acesso a torre a partir do CITYPASS - lembra que já falei dele correto? - e ter o observatório com uma grade, onde dá para sentir a brisa e outra com um vidro, além de outro andar onde há o chão de vidro. Vi muita gente, de homem a mulher adulta com medo de pisar ali! De acordo com a informação da administração, o vidro é capaz de suportar até uma baleia branca, ou seja, toneladas! Então pode ficar tranquilo hahaha.
     
Glass floor - Piso de vidro

Há uma outra experiência que é de tirar o fôlego chamada "Edge walk", nesta você recebe um treinamento dos bombeiros e com os equipamentos de segurança pode "andar" na parte externa da torre! Custa em torno de $195, para mais informações acesse o link: Edgewalk.

Experiência Edge walk
Aconselho escolher um dia de sol (É bom acompanhar as previsões do tempo, que a propósito, é um costume natural dos canadenses). Pois você terá uma visão melhor e mais expansiva. Também indico ir 1 hora antes do por do sol, essa foi uma dica que li em algum outro blog que só não faço referência por não lembrar (desculpa e obrigado, aproveitei a dica e foi muito bacana).


domingo, 10 de janeiro de 2016

Um café na Starbucks e a visita ao castelo Casa Loma - Dia 19


Casa Loma (House on the Hill)

               Beber um cafezinho, tanto pela manhã como no turno da tarde faz parte do cotidiano de muita gente que mora no Canadá, não é atoa que há duas grandes cafeterias bem famosas com unidades em quase todos os lugares -- CN tower and Tim Hortons everwhere (CN Tower e Tim Hortons em todo lugar)--, essa era uma prática tanto entre os professores como para os alunos. Eu não ficara para trás, amo café e tomava não todos os dias, mas com uma certa frequência e para manter esse vício eu escolhia o melhor no custo x benefício! Ao lado da SGIC (St. George International College) há uma pequena store chamada MAC´s, esse é o point no quesito preço!!! Amantes de café e refrigerantes com copos de várias tamanhos e custando apenas $1,25 can. Mais barato não encontrei! Todavia não podemos compará-lo nem ao Tim Hortons, muito menos a um café da Starbucks!

Coffe cup from Starbucks
E como ninguém é de ferro, meu amigo japonês e também estudante me chamou para acompanhá-lo em um café, detalhe, há uma Starbucks logo abaixo da SGIC! no térreo -- Ah e também uma Subway  (Sanduíches ok?) -- Foi meu dia de "rico" --Estou exagerando um pouco galera, não é tão caro assim! rsrsrs --.


Logo após a aula -- E com o City pass em mãos -- Era dia de conhecer  a Casa Loma! O palacete têm 105 anos e não foi 100% finalizado pelo seu proprietário por causa da primeira guerra mundial e depois pelos altos custos sobre os impostos. Depois de vendido virou um hotel que logo fechou e ainda um local para apresentações de orquestras e músicos, mas hoje em dia é administrado por uma empresa e é reconhecido como ponto turístico de Toronto na província de Ontário. 

Repare na CN TOWER no lado esquerdo.

A Casa Loma é um dos pontos turísticos mais visitados, com seus diversos quartos e um estilo europeu, o lugar têm jardins e passagens secretas que lhe fazem viajar no tempo! Assim que você chega, recebe um tipo de telefone com gravações, cada parte do castelo possui uma numeração e clicando esses números no aparelho, ele conta a história e curiosidades sobre aquela parte.

Endereço: 1 Austin Terrace, Toronto, ON M5R 1X8, Canadá -- A subway station mais próxima é a Dupont na Young University line.

Para mais informações, acesse o site da Casa Loma.