terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sozinho em Toronto - 2º dia



          No meu segundo dia, um domingo, saí sozinho. Nada contra Elena e os amigos coreanos, acho que ela tinha saído na noite anterior e ainda estava dormindo. Eu já tinha uns lugares em mente para conhecer. Mas será que acertaria a volta para casa? Nos primeiros dias você fica meio perdido com tanta estação (Subway station), ônibus (bus) e um tipo de bonde(street cars) que tem por aqui. Mas eu não estava preocupado! Além do mais eu tinha um dia inteiro para voltar para casa e cá entre nós, se perder faz parte da jogada.


CITY HALL - PREFEITURA DE TORONTO


A prefeitura é um prédio muito moderno desde sua construção em 1965, impressionante como ainda continua sendo algo tão inovador até para os dias de hoje. Outro ponto interessante é que o prédio da antiga prefeitura fica ao lado, com sua arquitetura rústica e paredes de pedra. O local sempre está com alguma decoração e é muito visitado. Ainda consegui pegar a decoração da Pan Americano 2015 e registrar a foto acima. No inverno a patinação é liberada neste lugar (Fica a dica para quem vai no inverno).




FINANCIAL CENTRE - CENTRO FINANCEIRO

Toronto é considerado a capital financeira do Canadá, a caminho da CN TOWER você pode ver várias empresas internacionais como a Delloite, Ernest Young, PWC e muitos bancos. Ah, essa foto foi tirada no prédio da Delloite :)




RIPLEY´S AQUARIUM OF CANADÁ

Na lado direito da  CN TOWER você pode ver o RIPLEY´S AQUARIUM OF CANADÁ, o aquário do Canadá com mais de 12 mil espécies! Só conheci onde ficava, o dia da visita foi mais a frente.



CN TOWER

A CN TOWER é um dos lugares mais altos do mundo! Com 346 andares, você tem muitas atrações. Há um restaurante que gira 360 graus, um tipo de parapeito que você pode ficar pendurado (com toda segurança e ministrado pelos bombeiros) que aviso logo que tem um preço salgado -- Logo esse liso aqui passará longe desta -- e a vista maravilhosa da cidade lá do alto além de um chão com um vidro transparente onde você pode ver a cidade lá embaixo. Reforço que não subi ainda, só passei na praça. Essa aventura vai ser contada futuramente.



ROGERS CENTRE

Esse é o orgulho dos canadenses, o calderão (eles não chamam assim, eu que estou "pernambucanizando" o estádio deles) é um estádio que pode abrigar até 53 mil espectadores em um jogo de futebol canadense, é a casa do Toronto Blue Jays, o time de baseball da cidade --Detalhe importante, aqui todo mundo tem e usa algo do time Blue Jays, é moda rapá, um boné, uma camisa etc -- O estádio tem um teto retrátil e também é utilizado para shows.



QUEENS STREET

Essa rua é bem agitada e longa, nela você encontra muitas lojas modernas, cafés e bares bem estilosos. Nas ruas paralelas é fácil encontrar artes de rua, grafitagens bem legais.


Bom fui bater perna mesmo, andei bastante (para quem já conhece Toronto já está me chamando de louco) mas suguei o máximo desse dia! Minha dica é essa mesmo, tem muita coisa bonita para se ver. Pare de correr e aprecie tudo ao seu redor!

domingo, 16 de agosto de 2015

Como funciona o transporte público em Toronto - Meu 1º dia


         

      Cheguei no dia 1 de agosto de 2015, 00:30 am, Tony o motorista que me levou até a homestay tentou ligar para  minha host mother (Minha "mãe"), mas o telefone só dava desligado -Pronto ferrou hahaha - Mas ele foi até o room do prédio e conseguiu ligar para o apartamento dela. Na casa mora apenas a mãe e uma filha, ela é Filipina e mora desde adolescente aqui em Toronto.

Eve, a host mother, estava dormindo (por isso o outro telefone não funcionava) e conversamos só o básico, ela me mostrou o quarto, o banheiro e me deu uma toalha e uma sandália já que eu estava sem a mala. No outro dia conversamos melhor, algumas regras da casa, onde ficava cada coisa e... descobri que tinha outra estudante na casa, uma coreana chamada Elena. Eve me ensinou como e aonde eu pegava o ônibus até a estação do metrô e como voltar para casa de qualquer lugar da cidade "Sempre vá para o norte" / "Go to north my boy" -- Me senti em Game of thrones kkk -- Aqui tudo é com esse sentido de direção; Norte, Sul, Leste e Oeste!. Se você está na Dundas street vai poder observar que eles identificam a rua como Dundas street west (Rua Dundas oeste).

O transporte público de Toronto se chama: TTC - Toronto Transit Commission - E funciona muito bem! Tudo é interligado e você consegue ir de uma ponta a outra da cidade pelo mapa do metrô. Qualquer lugar para onde você deseja ir, o ponto de referência será a estação que você vai descer! É muito fácil andar por aqui. Outra dica para economizar dinheiro é um cartão, existe um mensal, e semanal, compensa bastante compra-los, mas vai depender do dia que você chegar, no meu caso cheguei no início do mês, dai valeu a pena comprar o Monthpass (mensal). Abaixo apresento o mapa do metrô! Imprima e vá decorando hahaha

Mapa do metrô - Toronto


Logo após o tutorial da host mother, a outra estudante me convidou para sair junto com os amigos dela para Woodbine beach! No meu primeiro dia já tinha novos amigos para sair conhecendo a cidade! Show de bola! Bem, moro na Finch station (É a última estação da linha amarela) e a Woodbine beach era na linha verde (Bloor Danforth line). Lá fica uma movimentada praia com muitas pessoas de várias idades jogando volleyball. Clarooo que as praias do Brasil não se comparam com as daqui, mas foi legal a experiência e ver como o pessoal se diverte por aqui. Depois da praia fomos a um festival que acontecia nas proximidades ; Food truck Festival, muita comida típica e outras internacionais, o festival estava com um som muito bom, o  velho e querido Rock (Os canadenses gostam muito de rock). Nesse festival ganhei o primeiro  #coisasfree --Quem acompanhou no instagram riu com mais vontade agora-- uma rádio local estava dando óculos escuros para todo mundo, bastava fazer o famoso  High Five / "Bate aqui" ou "Chega batendo".

Aqui em Toronto, não sei nas outras estações do ano, mas no verão todo final de semana tem um festival acontecendo! Não falta atração. Quando voltamos para casa minha mala já estava no meu quarto --Urfa! --. A minha host mother falou que tinham ligado para ela e foi entregue a tarde. 

É isso galera, vou contando dia por dia pois é informação demais! Obrigado pela paciência em esperar tanto tempo pelo artigo, mas a vida aqui é muito mais no offline.

domingo, 2 de agosto de 2015

O dia da viagem - Fui confundido com um indiano!

Pôr do sol já no céu do Canadá


                Eu já sabia que precisava correr bastante no dia do embarque, só que não sabia o quanto iria precisar. Gosto de planejar bem o que vou fazer, até ai tudo bem, organizei a mala em 95% ficando algumas pendências para o dia; trocar uma sandália comprada com o número errado (Já estava com a cabeça no exterior e comprei com a numeração dos EUA hahaha vocês vão perceber o quanto apronto no estilo demente as vezes de ser kkk) e a danada da paçoca que todo dia eu esquecia de comprar! Mas não chegaria na minha homestay de mãos abanando.



Meu voo estava marcado para 1:33am do dia 31/07, horário bem chato, por ser um voo internacional é necessário estar no aeroporto com 2 horas de antecedência e planejei chegar por volta das 23 horas só para garantir. O problema é que trabalhei normalmente durante o dia e a noite, como faço pós graduação, iria fazer uma prova para fechar um módulo! Mas não sabia que a prova seria tão complicada! É um assunto que domino e gosto bastante, talvez, analisando agora com a cabeça fria, eu estava muito ansioso e com a cabeça só na viagem e não estava pensando direito. Terminei a prova as 21:20 pm e fui voando pegar o ônibus, tomar banho e seguir para o aeroporto. No final, saímos de casa no horário planejado -- urfa --. 



Na hora do check in, a companhia aérea me informou que minha mala seguiria direto para Toronto (Meu voo tinha conexão no Panamá).





Aeroporto de Tocumen - Panamá

Durante a viagem na Copa air lines até o Panamá foi servido uns salgados e água, e pela manhã um café da manhã (Panquecas, café, salada de fruta e danone), consegui dormir mas acordava com uma certa frequência. Cheguei no aeroporto do Panamá as 7 horas da manhã do dia 31/07. Meu voo para Toronto estava marcado para as 15 horas! Parecia uma eternidade e pensei em até fazer um tur pelo Panamá kkk, mas engano meu, passei a manhã inteira só tentando conectar meus dispositivos (notebook e celular) a rede wifi free do aeroporto, eram duas horas limitadas por dispositivo, foi horrível mas consegui dá sinal de vida à minha família e amigos -- No facebook só consegui escrever "Estou vivo" e teve amigo dizendo que isso era lógico, caso contrário eu estaria morto, sem mais. --



A imagem acima mostra a praça de alimentação do aeroporto, meu almoço foi um sanduíche com uns molhos típicos, procurei algo que substituísse meu almoço mas queria ter provado uns petiscos de frango empanado só que tudo em dólar americano, a dor no bolso falou mais alto, sério o dólar estava a R$ 3,80 com taxas.... deixa a experiência apenas no molho do sanduíche mesmo.  Depois do almoço ainda tirei um cochilo e logo mais estava embarcando no avião, não antes de ser interrogado por um Canadense responsável pela imigração. Ele perguntou o que eu iria fazer no Canadá, onde eu ficaria e leiam bem o que vou dizer agora, me perguntou também quem era o atual governador de Pernambuco e quanto tempo a presidenta Dilma estava no mandato! Sério! Será que ele achou que eu não fosse brasileiro? É... um amigo meu já me chamou de indiano, africano nem preciso falar.... não sei, mas o representante ainda reforçou que ao chegar no Canadá eu passaria por outra entrevista na imigração e que minha entrada no país dependeria da aprovação desta entrevista #tenso, não tinha o que temer mas o cara conseguiu me deixar preocupado, imagina se eu fosse barrado? E tudo que planejei e paguei? Mas não se assustem, o processo é bem simples e não é esse bixo de sete cabeças todo.



Meu voo com a Air Canadá foi tranquilo também, eu achei que teria um jantar ou algo do tipo (boca livre êêÊ) mas só serviram bebidas. Dormir muito também, o que a Air Canadá tinha de melhor eram as televisões individuais com vários filmes e um atendimento muito atencioso com pessoas sorridentes, tudo customizado e sempre com o símbolo do país.



Depois do passaporte carimbado (foi muito tranquilo), fui para o setor das malas e chegando lá não encontrei nenhuma referência ao Brasil ou Panamá.... fui procurar o serviço de atendimento e o homem me informou que minha mala tinha seguido para o Panamá!! Meu Deus fui sorteado, na hora só lembrei da face do rapaz que me disse "sua mala vai direto para Toronto". Preenchi um protocolo e o atendente me informou que talvez a mala chegasse em 24 horas. Não tinha mais o que fazer, não consegui conexão com o wifi do aeroporto de Toronto e também não tinha como ligar para o seguro. Mas é ai que você ver a importância de ter um seguro saúde (eles cobrem a questão da mala), como senti segurança no atendente, confiei que minha mala chegaria no outro dia. Então fui sentido a saída e encontrei o motorista da escola com a placa SGIC - SILVA , DAGOBERTO. Pronto, em terras canadenses, sem uma mala, mas com algumas peças de roupas, documentos e pasta de dentes e escova na mochila (o que garantiria minha estadia até a mala chegar).



P.S. Gravei o vídeo mas não estou com muito tempo para editar/lançar mas vão sair, prometo!



P.P.S Me siga no instagram @umlisonocanada para acompanhar minha experiência! Divido bem os conteúdos para não ficar repetitivo.