quarta-feira, 22 de julho de 2015

Aquela sensação da viagem já está chegando!

      



       Não tem como esconder minha felicidade quando alguém pergunta algo sobre a viagem, o sorriso vai de orelha a orelha! Cara, tornar algo tão real assim... não existe palavra para descrever essa experiência. 

Com os documentos quase prontos (falta tirar uma cópia colorida do passaporte para não ficar toda hora com o original, embora muitos locais só aceitem o original e revisar tudo com a agência ainda esta semana), já estou na fase da mala! Agosto é um mês "quente" (24 graus em média, oh quentura) e o verão tem suas vantagens, os dias amanhecem de 6am e permanecem com luz do dia até umas 21pm, ou seja , dias recheados! Vou passar grande parte da manhã estudando e a tarde também, porém vou poder conhecer muita coisa no final da tarde e noite. Visitar o CN TOWER é bem melhor, pois as chances de dias nublados são menores, sendo assim, você consegue ter uma vista completa da cidade. Visitar a Island Park e o aquário... não vou contar vantagens sobre os locais que pretendo conhecer, mais a frente volto para esse ponto. 

CN Tower


As aulas terão 5 horas de duração, das 9h às 14h e um dia inteiro para conversar com pessoas que nunca vi e tudo em inglês! Na verdade, posso aplicar aquela velha frase clichê que "a vida é uma escola" pois cada momento lá será de aprendizado. Para quem se acha "travado" é uma experiência e tanto! Ou fala ou fala não tem outra alternativa (tudo bem se você lembrou da mimica "mim querer comer" ). Viajo dia 31 (sexta) mas pelo horário é quase quinta dia 30 hahaha, só os fortes vão poder me acompanhar na despedida do embarque.

Daqui em diante devo escrever muito nesse estilo pois meus dias serão bem corridos. E tentarei montar meu vlog diário da experiência! Será um desafio e tanto, mas essa palavra é semelhante a um combustível! Falou em desafios só descanso depois da batalha :)

O que espero dessa experiência? 

DESENVOLVIMENTO, crescer como pessoa, profissional, irmão, filho, namorado, amigo, cidadão, agente de mudança não apenas na minha vida mas na de todos que eu possa contagiar, que eu volte cheio de insights e sem vergonha de praticar o english. Espero aprender bastante, viver e aproveitar cada dia como se fosse o último.



Para quem ainda não segue, criei um instagram do blog @umlisonocanada :D

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Passaporte, visto e uma viagem em apuros!


Você vai viajar mas aquele espírito "de deixar tudo para última hora" está predominando? É muito importante estar ligado nos prazos e procedimentos para tirar o passaporte e o visto, deixar para muito próximo pode comprometer tudo! No meu caso ainda tive que correr para tirar meu passaporte mas ocorreu tudo bem.

Muita gente simplesmente esquece de dar a devida importância ao visto e deixa para tirá-lo bem próximo da viagem ou depois de providenciar as passagens por exemplo. Então nunca é demais reforçar que primeiro você deve tirar o passaporte (mais informações no site da polícia federal) e depois o visto, se seu visto for negado, infelizmente tudo vai por água abaixo.

O passaporte tem agora validade de 10 anos, o dobro da versão anterior e custa 64% mais caro (Passou de R$ 156,07 para 257,20), a decisão partiu do Ministério da Justiça que alegou o aumento da solicitação deste documento nos últimos anos de maneira que tal demanda não está sendo atendida,  então se programe para tirar o quanto antes da sua viagem sem prejudicar nada, tudo começa no site da polícia federal preenchendo seus dados, logo após será gerado uma DARF para ser paga e você já pode agendar para levar os documentos originais até uma polo mais próximo, essa apresentação exige o comprovante de pagamento junto aos demais documentos. Lembre-se de agendar o quanto antes, pois em alguns polos o agendamento pode apresentar disponibilidade só após 1 mês (Realmente há muitos pedidos e o atendimento é agendado...).

Enquanto o seu passaporte não sai, demora no mínimo 9 dias (E são bem organizados, mandam até um e-mail quando ele chega), você pode procurar uma agência especializada em vistos ou o próprio consulado do país de destino procurando os documentos e formulários exigidos, para o Canadá por exemplo, no Brasil só existe três Centros de solicitação de vistos (CVAC); São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, através desses centros o processo tornou-se mais rápido, caso você deseje analisar os documentos necessários ou até mesmo saber se é possível tirar o visto sem despachantes, aconselho acessar o site da CVAC. Nem todo país solicita visto, é o exemplo de alguns países Europeus e outros você só precisa apresentar a identidade (Com menos de 10 anos de emissão)! Separei um site para você buscar essas informações bem aqui.

O passaporte e o visto são dois itens importantíssimos não vacilem! O quanto antes tirá-los melhor.


Só solicitei o passaporte de Abril para Maio/15, foi relativamente em cima mas ocorreu tudo bem graças a Deus! Com meu visto aprovado os últimos preparativos começam; Seguro viagem a mala... estou muito feliz :) Tudo acontecendo! Nunca desistir, nunca parar e o limite não existe hahahaha 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Para fechar minha conta no azul



                    Há várias formas de juntar o dinheiro para custear sua tão sonhada viagem, das que cito abaixo utilizei apenas duas;


O pote 

Guardar dinheiro em porquinhos foi um acidente, até porque, o que tem a ver porcos com dinheiro? Eu não ligaria essa relação assim de cara se este ato não fosse tão comum e fincado em várias culturas. Bem, esta prática nasceu quando um pai foi a uma loja de cerâmica na Inglaterra, procurando pelo dono e o rapaz que o atendeu não entendeu o que o senhor pedia, 

– Sim, eu quero um pote para guardar moedas. Um pote de pygg, entendeu?
– Pig?
Pygg é um tipo de argila que os ceramistas da Grã-Bretanha usavam para fazer potes, vasos e
outros recipientes no século XVIII. O rapaz não conhecia o material e confundiu a palavra
com pig, porco, em inglês. E fez um pote para guardar moedas em formato de porco.
Quando o cliente apareceu para buscar a encomenda, estava acompanhado do filho pequeno.
Nem deu tempo de reclamar do equívoco: o menino ficou tão maravilhado que agarrou o cofrinho.

 Domingos; Carlos, 2009, p.83 Oportunidades disfarçadas ,  Ed. Sextante

Não precisa ser um porco, um pote com um nome ou mapa do destino desejado já ajuda, e você começa a juntar a quantia que você achar conveniente, mantendo a disciplina e a regra de colocar aquele valor x estipulado ou mais, com certeza o valor acumulado vai te surpreender! Além do fato de visualizar aquele pote/porquinho ficando mais pesado e aposto que para quem tem o visual aguçado, isso vai gerar uma motivação incrível para enchê-lo e realizar aquela viagem.

P.S. não fiz isso

Poupança

Mais seguro do que um porquinho (para alguns claro) e rentável já que há um remuneração de 0,5% ao mês sobre o valor investido aplicado sobre os valores da taxa referencial, a poupança quando bem administrada é sua aliada, se você tem dificuldades em saber que existe um pé de meia bem ali do lado de sua conta corrente, talvez abrir uma conta poupança em outro banco é uma boa alternativa. Assim você saberá que naquela conta o dinheiro tem um único objetivo e a tentação de mexer para suprir consumos supérfluos  torna-se mais difícil.

P.S. fiz isso :D

Investimentos

Se você tem uma previsão de quando mais ou menos deseja viajar é interessante buscar formas de investimentos, leia sobre o Tesouro Direto, CDI, ações etc, procure corretoras de valores, eu não tentaria investir seja lá no que for sem a consulta de profissionais, o risco se já existe, cresce muito mais quando não temos experiência. 

P.S. Também não fiz isso, infelizmente!

Vaquinhas/Rifas e afins

Para um liso e com vários amigos e familiares, fazer uma rifa ou vender algo para custear sua viagem não é má ideia! Já pensou quantos amigos não te ajudariam com uma quantia simbólica na busca de um sonho?

Além das formas de juntar e arrecadar dinheiro citadas acima, há diversas e cabe a você usar a criatividade e colocar a mão na massa, do pote à rifa, o que não podes fazer é nunca tentar!



Espero que tenham gostado das dicas e se tiverem outros métodos compartilhem conosco :) tenho certeza que vai ajudar alguém.

sábado, 4 de julho de 2015

Planilha financeira - Orçamento pessoal

             
                 
             
            Olá pessoal, como toda promessa é uma dívida (Uma dívida boa hahaha) estou disponibilizando a planilha que criei para fazer uma análise pessoal, se sua viagem realmente pode acontecer (financeiramente falando $).

Ter uma planilha para fazer esse tipo de análise com certeza vai jogar suas "cartas" na mesa, não é achismo, é mais fácil do que se imagina levantar nossos gastos. Já em relação as despesas com a viagem citei a maioria (Há espaço para ser adicionado algo específico da sua viagem).

Bem, caso o link não apareça abaixo, entra em contato comigo!


Nota 1: Editado em 19/02/2017 --> Como muitos não estão conseguindo pelo link acima, aqui vai o link para baixar diretamente do meu dropbox! (Se não conseguir levanta a mão que a gente resolve);

https://www.dropbox.com/s/9apissozhn0djd7/Planilha%20financeira%20-%20Planejando%20minha%20viagem.xls?dl=0

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Planejando minha viagem


 

Querer viajar é sensacional! E garanto, não é impossível. De acordo com a Belta, associação brasileira que reúne as principais agências de estágios, intercâmbios e cursos no exterior, cerca de 232.447 mil estudantes realizaram um intercâmbio em 2014 e você com esse pensamento negativo de "Ah viajar é só para quem tem dinheiro" , "Não posso viajar, o dólar está muito caro" ou "É muito difícil viajar para o exterior".

Corta esse pensamento negativo por um instante e coloca em um papel ou bloco de notas seus sonhos, sua atual realidade, no caso, vou tentar lhe ajudar com uma sequência simples que criei para viabilizar a minha viagem, lembrando que não sou nenhum especialista ou consultor, isso é minha opinião, minha verdade dentro das mais variadas verdades que possas considerar;

1- Escolher destino (s);

A escolha do destino é o ponto de partida, qual o seu objetivo com relação a essa viagem? Que local ou locais você gostaria de conhecer? Se mais de um, são países/locais próximos? Pesquisar sobre o local é fundamental, talvez você sonhe em conhecer Nova York achando que a Casa Branca também fica lá (Exemplo absurdo eu sei rsrsrs mas vai que...) ou que a cultura seja de um jeito e na realidade é o contrário. Uma simples pesquisada pode aflorar seus desejos pelo local ou quem sabe, fazer você mudar de destino.

2- Orçar custos para a viagem;

Levantar todos os possíveis gastos, esta parte é bem trabalhosa, principalmente para quem nunca viajou, que é o meu caso, a internet é nossa grande aliada neste momento, "tio Google" sempre apoiando, levantar o máximo de detalhes vai lhe oferecer um  valor bem real e talvez o seu sonho comece a criar corpo, enxergar que ele vale alguns milhares de reais (Ou menos dependendo do destino).

3- Procurar uma agência de viagens;

Procurar empresas especializadas acredito que seja FUNDAMENTAL, principalmente para viajantes de primeira, ressalto que essa é minha opinião, pois há situações que não podem ser previstas ou riscos imprevisíveis. As agências dão suporte a tudo, torna o levantamento dos gastos mais fácil e consequentemente uma viagem ainda mais segura e personalizada ao nosso bolso. 

4- Cotar preços;

Cotar preços, assim como fazer compras de eletrônicos e diversos outros itens, fazer uma cotação de todos os gastos vai te ajudar a enxugar o orçamento. Aliado a isto, o seu fator mais importante é o tempo, como Benjamin Franklin diz "Tempo é dinheiro" e o quanto mais cedo consegues se organizar, mais barato pode ficar. No meu caso, comecei a planejar em Agosto de 2014, um prazo que considero ainda curto mais suficiente para se organizar e viajar sem desespero (ou não, dependendo do seu nível de ansiedade kkk).

5- Planejamento financeiro;

Com valores em mãos, chega a hora da verdade, caso já tenhas uma planilha pessoal para controle financeiro ótimo e lhe parabenizo! Caso sua reposta seja negativa, é necessário criar uma planilha de orçamento, informar todos os tipos de receitas, custos, despesas e investimentos e adicionar os gastos levantados. Eu criei uma assim que encontrei o melhor preço de intercâmbio, para decidir dentro de duas semanas se aquela viagem poderia entrar em meu orçamento ou não. Mas a frente disponibilizarei um modelo desta minha planilha aqui para ajudar vocês nesta tomada de decisão.

6- Planejamento geral.

Depois do planejamento financeiro, após simular todos os meus gastos (dentro de 11 meses) junto as minhas despesas fixas e receita e conversar com familiares (Principalmente minha mãe e namorada) fechei com a agência. Nesta parte, é preciso criar um cronograma do que você precisa fazer para viabilizar a viagem, exemplo: Novembro - Tirar passaporte; Janeiro - Tirar visto; Março - Passagens; Abril- Mala. Ter uma agenda vai te ajudar a não se atrapalhar em detalhes que podem comprometer totalmente sua viagem e não para por aí, pois depois de criada você precisa ter disciplina para acompanhá-la. Aqui eu ainda tropecei e isso poderia ter comprometido toda minha viagem! Mas isso eu contarei mais a frente, não quero tomar muito seu tempo, gastem planejando a realização dos seus sonhos!

Bem, como dito mais acima, esse foi o passo a passo que segui, não sou expert no assunto e pode existir modelos bem melhores pela internet, mas só posso descrever o que vivi para realizar meu sonho! 

Espero ter ajudado e estou à disposição para tirar dúvidas, deixem nos comentários.

Lembre-se, sonhar todo mundo sonha, mas para realizar você precisa ser ousado. 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS