Querer viajar é sensacional! E garanto, não é impossível. De acordo com a Belta, associação brasileira que reúne as principais agências de estágios, intercâmbios e cursos no exterior, cerca de 232.447 mil estudantes realizaram um intercâmbio em 2014 e você com esse pensamento negativo de "Ah viajar é só para quem tem dinheiro" , "Não posso viajar, o dólar está muito caro" ou "É muito difícil viajar para o exterior".
Corta esse pensamento negativo por um instante e coloca em um papel ou bloco de notas seus sonhos, sua atual realidade, no caso, vou tentar lhe ajudar com uma sequência simples que criei para viabilizar a minha viagem, lembrando que não sou nenhum especialista ou consultor, isso é minha opinião, minha verdade dentro das mais variadas verdades que possas considerar;
1- Escolher destino (s);
A escolha do destino é o ponto de partida, qual o seu objetivo com relação a essa viagem? Que local ou locais você gostaria de conhecer? Se mais de um, são países/locais próximos? Pesquisar sobre o local é fundamental, talvez você sonhe em conhecer Nova York achando que a Casa Branca também fica lá (Exemplo absurdo eu sei rsrsrs mas vai que...) ou que a cultura seja de um jeito e na realidade é o contrário. Uma simples pesquisada pode aflorar seus desejos pelo local ou quem sabe, fazer você mudar de destino.
2- Orçar custos para a viagem;
Levantar todos os possíveis gastos, esta parte é bem trabalhosa, principalmente para quem nunca viajou, que é o meu caso, a internet é nossa grande aliada neste momento, "tio Google" sempre apoiando, levantar o máximo de detalhes vai lhe oferecer um valor bem real e talvez o seu sonho comece a criar corpo, enxergar que ele vale alguns milhares de reais (Ou menos dependendo do destino).
3- Procurar uma agência de viagens;
Procurar empresas especializadas acredito que seja FUNDAMENTAL, principalmente para viajantes de primeira, ressalto que essa é minha opinião, pois há situações que não podem ser previstas ou riscos imprevisíveis. As agências dão suporte a tudo, torna o levantamento dos gastos mais fácil e consequentemente uma viagem ainda mais segura e personalizada ao nosso bolso.
4- Cotar preços;
Cotar preços, assim como fazer compras de eletrônicos e diversos outros itens, fazer uma cotação de todos os gastos vai te ajudar a enxugar o orçamento. Aliado a isto, o seu fator mais importante é o tempo, como Benjamin Franklin diz "Tempo é dinheiro" e o quanto mais cedo consegues se organizar, mais barato pode ficar. No meu caso, comecei a planejar em Agosto de 2014, um prazo que considero ainda curto mais suficiente para se organizar e viajar sem desespero (ou não, dependendo do seu nível de ansiedade kkk).
5- Planejamento financeiro;
Com valores em mãos, chega a hora da verdade, caso já tenhas uma planilha pessoal para controle financeiro ótimo e lhe parabenizo! Caso sua reposta seja negativa, é necessário criar uma planilha de orçamento, informar todos os tipos de receitas, custos, despesas e investimentos e adicionar os gastos levantados. Eu criei uma assim que encontrei o melhor preço de intercâmbio, para decidir dentro de duas semanas se aquela viagem poderia entrar em meu orçamento ou não. Mas a frente disponibilizarei um modelo desta minha planilha aqui para ajudar vocês nesta tomada de decisão.
6- Planejamento geral.
Depois do planejamento financeiro, após simular todos os meus gastos (dentro de 11 meses) junto as minhas despesas fixas e receita e conversar com familiares (Principalmente minha mãe e namorada) fechei com a agência. Nesta parte, é preciso criar um cronograma do que você precisa fazer para viabilizar a viagem, exemplo: Novembro - Tirar passaporte; Janeiro - Tirar visto; Março - Passagens; Abril- Mala. Ter uma agenda vai te ajudar a não se atrapalhar em detalhes que podem comprometer totalmente sua viagem e não para por aí, pois depois de criada você precisa ter disciplina para acompanhá-la. Aqui eu ainda tropecei e isso poderia ter comprometido toda minha viagem! Mas isso eu contarei mais a frente, não quero tomar muito seu tempo, gastem planejando a realização dos seus sonhos!
Bem, como dito mais acima, esse foi o passo a passo que segui, não sou expert no assunto e pode existir modelos bem melhores pela internet, mas só posso descrever o que vivi para realizar meu sonho!
Espero ter ajudado e estou à disposição para tirar dúvidas, deixem nos comentários.
Lembre-se, sonhar todo mundo sonha, mas para realizar você precisa ser ousado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário